As dores nas costas incomodam e muito, e nem sempre passam com uma boa noite de sono. As causas podem ser diversas e é sempre bom ficar atento pois elas podem ser indicadores de problemas mais graves.
As dores nas costas também costumam ter um início bem comum sendo as principais zonas de desconforto a área próxima aos quadris e no pescoço. A notícia boa é que na maioria das vezes são causas que podem ser evitadas.
Estão entre elas a obesidade, que em função do excesso de peso sobrecarrega a musculatura e as vértebras. A postura incorreta seja para andar, sentar, pegar alguma coisa do chão ou até mesmo para dormir causam distúrbios articulares e é uma das maiores causadoras de dor nas costas. Outras causas também comuns são o stress e adepressão que mantêm os músculos tensionados levando a compressões das raízes nervosas.
O especialista em cirurgia de coluna da Clínica Ortocity, Alexandre Fogaça Cristante, alerta para os casos em que as dores vêm acompanhadas de sinais de alerta como perda de peso e febre, situações que podem indicar a presença de um problema mais grave como má-formação congênita, osteoporose e tumores ou hérnia de disco, cálculos renais e distúrbios neurológicos.
Infecções urinárias, infecções pulmonares, infarto do miocárdio, herpes zoster e tumores nos ovários e na próstata também podem causar dores nas costas, diz o especialista.
Muitas vezes as dores nas costas podem ser evitadas com alguns poucos minutos de alongamento diário, principalmente se no dia a dia for preciso manter uma postura incorreta ou ficar muito tempo sentado.
Para o tratamento das dores nas costas são indicados fisioterapia, prática de exercícios físicos, RPG, uso de anti-inflamatórios ou em alguns casos até mesmo a cirurgia.
_
Fontes: Saúde Hagah, Mais Equilibrio