Porque o sono é impportante

No passado, o sono era frequentemente ignorado pelos médicos e cercado por mitos. Agora, porém, estamos começando a entender a importância do sono para a saúde e o bem-estar em geral.

O sono faz você se sentir melhor, mas sua importância vai muito além de apenas melhorar seu humor ou banir os círculos oculares. O sono adequado é uma parte essencial de um estilo de vida saudável e pode beneficiar seu coração, peso, mente e muito mais. Quando as pessoas dormem menos de 6 a 7 horas por noite, correm maior risco de desenvolver doenças.

Aqui estão 8 razões baseadas em evidências pelas quais um bom sono é importante.

  1. Coração:

A falta de sono tem sido associada ao agravamento da pressão arterial e do colesterol, que são fatores de risco para doenças cardíacas e derrames.

Um estudo de 2010 descobriu que a proteína C-reativa, associada ao risco de ataque cardíaco, era maior em pessoas que dormiam seis ou menos horas por noite.

  1. Estresse

Quando seu corpo está com deficiência de sono, entra em estado de estresse. As funções do corpo são colocadas em alerta máximo, o que causa pressão alta e produção de hormônios do estresse. A pressão alta aumenta o risco de ataque cardíaco e derrame, e os hormônios do estresse tornam mais difícil adormecer.

  1. Inflamação

O aumento dos hormônios do estresse causados ​​pela falta de sono aumenta o nível de inflamação em seu corpo. Isso cria um risco maior de doenças relacionadas ao coração, além de câncer e diabetes. Pensa-se que a inflamação causa deterioração do corpo à medida que envelhecemos.

  1. Câncer

As pessoas que trabalham em turnos tardios têm maior risco de desenvolver câncer de mama e cólon. Pensa-se que a melatonina, um hormônio que regula o ciclo sono-vigília, protege contra o câncer, pois parece suprimir o crescimento de tumores. Certifique-se de que seu quarto esteja escuro e evite usar eletrônicos antes de dormir, para ajudar seu corpo a produzir a melatonina necessária.

  1. Memória

Durante o sono, seu corpo pode estar descansando, mas seu cérebro está ocupado processando seu dia, fazendo conexões entre eventos, estímulos sensoriais, sentimentos e memórias. O sono profundo é um momento muito importante para o seu cérebro criar memórias e vínculos, e obter um sono de qualidade ajuda a lembrar e processar melhor as coisas.

Pesquisadores da Harvard University e Boston College descobriram que as pessoas parecem fortalecer os componentes emocionais de uma memória durante o sono, o que pode ajudar a estimular o processo criativo.

  1. Peso

Pessoas que dormem menos de 7 horas por noite têm maior probabilidade de estar acima do peso ou obesas. Pensa-se que a falta de sono afeta o equilíbrio de hormônios no corpo que afetam o apetite. Verificou-se que os hormônios que regulam o apetite são interrompidos pela falta de sono. Se você deseja manter ou perder peso, não esqueça que dormir regularmente regularmente é uma grande parte da equação.

Pesquisadores descobriram que dieters que estavam bem descansados ​​perderam mais gordura – 56% de sua perda de peso – do que aqueles que foram privados de sono, que perderam mais massa muscular. (Eles eliminam quantidades semelhantes de peso total, independentemente do sono.). Dieters no estudo também se sentiram mais famintos quando dormiram menos.

  1. Depressão

O sono afeta muitos dos produtos químicos em seu corpo, incluindo a serotonina. Pessoas com deficiências de serotonina são mais propensas a sofrer de depressão. Você pode ajudar a prevenir a depressão, certificando-se de dormir a quantidade certa: entre 7 e 9 horas por noite.

  1. Reparação do corpo

O sono é um momento para relaxar, mas também é um período em que o corpo trabalha duro reparando os danos causados ​​pelo estresse, raios ultravioletas e outras exposições nocivas. Suas células produzem mais proteína enquanto você dorme. Essas moléculas de proteína formam os blocos de construção das células, permitindo a reparação dos danos.

Um estudo da Universidade de Stanford descobriu que jogadores de futebol americano universitários que tentavam dormir pelo menos 10 horas por noite durante sete a oito semanas melhoravam seu tempo médio de corrida e apresentavam menos fadiga durante o dia e mais resistência.

Como você pode ver, o sono saudável é realmente vital para sua saúde física. Promove desempenho e produtividade máximos. Também ajuda a combater infecções, manter um peso saudável e evitar doenças crônicas. É um hábito e depende apenas da nossa vontade. Você quer começar a trabalhar nesses hábitos? Confira nosso blog: Como ter uma boa noite de sono e obter algumas dicas para dormir melhor!

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