Usar um travesseiro errado pode trazer diversos malefícios, tais como torcicolo, dor nas costas e até mesmo cansaço. Então veja o que alguns cientistas dizem a respeito, e como escolher um travesseiro ideal.
Os estudos dos travesseiros foram feitos comparando travesseiros em geral e conduzido nos EUA. Muitos deles foram feitos com grupos pequenos, então talvez o que foi descoberto não se aplique a todos.
Um grupo Australiano focou seus estudos em pessoas que dormem de lado e descobriu que travesseiros de espuma(anatômicos, ortopédicos cervicais) e travesseiros de pena não são ideais, enquanto que os travesseiros de borracha/látex ajudaram a aliviar as dores nos pescoço.
Outra pesquisa feita descobriu que travesseiros de penas não mostraram resultados satisfatórios em relação a temperatura do travesseiro, conforto e alinhamento cervical. Os responsáveis pelo estudo concluíram que o travesseiro rolo ortopédico é o melhor em todos os quesitos.
Possivelmente a pesquisa mais interessante de todas testou três alturas diferentes de travesseiros para determinar quais delas seria a melhor para o pescoço, eles fizeram isso medindo a saúde muscular usando um método chamado electromografia. O melhor desempenho foi o travesseiro de média altura, 9,9cm.
De acordo com todos esses estudos, o travesseiro ideal seria aquele feito de látex, ortopédico, e mantém seu pescoço alinha com sua coluna(algo complicado de se achar em um travesseiro só).
Claro que sua experiência pessoal pode variar. Existem centenas de listas e recomendações feitas por “não-cientistas” que você pode consultar também. O importante é você levar em conta seu próprio conforto quando for dormir, e suas dores quando acorda.
Assim como um dos autores da pesquisa observou: “muitos participantes parecem ter feito uma escolha ruim de travesseiro, resultando assim em qualidade de sono baixa, desconforto e os sintomas quando despertam(dor, sonolência, falta de energia). ” Então se você é uma das milhares de pessoas que acorda dolorida, é bem capaz de ser uma escolha ruim de travesseiro, e talvez esteja na hora de tentar um novo.
De um jeito ou de outro, a “Sleep Foundation”(Sociedade do Sono) recomenda que você troque seu travesseiro a cada dois anos. Então se você se encontra na minha situação, esta na hora de ir comprar um novo.
Recomendações da Saga Brasil – Soluções para a Saúde: