Como ter uma boa noite de sono


Ter uma boa noite de sono é essencial para a sua qualidade de vida e deve ser uma das primeiras coisas com as quais você deve se preocupar.

Dormir bem ajuda seu corpo a combater doenças e melhorar a função cerebral. Estudos mostram que uma boa noite de sono faz você se lembrar do que aprendeu antes de dormir. Além disso, uma boa noite de sono ajuda a diminuir a taxa de deterioração da memória.

Aqui estão algumas dicas para garantir uma boa noite de sono.

  1. Exercício diário 

O exercício vigoroso é o melhor, mas mesmo o exercício leve é ​​melhor do que nenhuma atividade. Faça exercícios a qualquer hora do dia, mas não às custas do seu sono. Uma explosão de energia pós-treino pode mantê-lo acordado. Procure terminar qualquer exercício vigoroso de 3 a 4 horas antes de ir para a cama. 

  1. Procure cafeína oculta

O café da manhã é bom, mas evite cafeína em alimentos e bebidas à tarde. Mesmo pequenas quantidades encontradas no chocolate podem afetar seu sono mais tarde naquela noite.

  1. Coma levemente à noite

Não coma alimentos pesados ​​e refeições grandes tarde demais. Eles sobrecarregam seu sistema digestivo, o que afeta o quão bem você dorme. Faça uma refeição leve à noite e termine de comer pelo menos 1 a 2 horas antes de ir para a cama. 

  1. Abaixe as luzes e desligue seus eletrônicos

Diminua as luzes da sua casa 2 a 3 horas antes de dormir. Níveis mais baixos de luz sinalizam seu cérebro para produzir melatonina, o hormônio que causa sono. Além disso, o brilho azul suave de um telefone celular, tablet ou relógio digital na mesa de cabeceira pode prejudicar seu sono. Desligue a TV, o computador e outras fontes de luz azul uma hora antes de ir para a cama.

  1. Atenha-se a um horário de sono da mesma hora de dormir e de acordar, mesmo nos fins de semana. 

Manter um horário regular de sono ajuda a regular o relógio do seu corpo e pode ajudá-lo a adormecer e a dormir durante a noite.

  1. Relaxe e limpe sua mente à noite

Deixe de lado qualquer trabalho, discussões delicadas ou decisões complicadas 2 a 3 horas antes de dormir. Leva tempo para desligar o “ruído” do dia. Então, cerca de uma hora antes de ir para a cama, leia algo que acalme, medite, ouça música calma ou tome um banho quente.

  1. Guarde sua cama para dormir

Seu quarto deve ser relaxante. Não se sente na cama para trabalhar, navegar na Internet ou assistir à TV.

  1. Durma em um colchão e travesseiro confortáveis

Verifique se o seu colchão é confortável e de apoio. A que você usa há anos pode ter excedido sua expectativa de vida – cerca de 9 ou 10 anos para a maioria dos colchões de boa qualidade. Com o tempo, ele pode ser preenchido com mofo, fezes de ácaros e outros gatilhos de alergias. Tenha almofadas confortáveis ​​e torne o quarto atraente e convidativo para dormir, mas também livre de alérgenos que podem afetar você e objetos que podem fazer com que você escorregue ou caia se precisar levantar.

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